9 de jun. de 2013

Quarta-feira da 10ª Semana do Tempo Comum



REZANDO COM O EVANGELHO DO DIA

(LECTIO DIVINA)


Reflexões de Frei Carlos Mesters, O.Carm.

Quarta-feira da 10ª Semana do Tempo Comum


1) Oração

Ó Deus, fonte de todo bem,
atendei ao nosso apelo
e fazei-nos, por sua inspiração,
pensar o que é certo
e realizá-lo com vossa ajuda.
Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.

2) Leitura do Evangelho  (Mateus 5,17-19)

Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: 17Não penseis que vim abolir a Lei e os Profetas. Não vim para abolir, mas para dar-lhes pleno cumprimento. 18Em verdade, eu vos digo: antes que o céu e a terra deixem de existir, nem uma só letra ou vírgula serão tiradas da Lei, sem que tudo se cumpra. l9Portanto, quem desobedecer a um só destes mandamentos, por menor que seja, e ensinar os outros a fazerem o mesmo, será considerado o menor no Reino dos Céus. Porém, quem os praticar e ensinar será considerado grande no Reino dos Céus.

3) Reflexão

 O Evangelho de hoje ensina como manter a lei de Deus de tal forma que a sua prática indica em que consiste o pleno cumprimento da lei (Mateus 5,17-19). Mateus escreve para ajudar as comunidades de judeus convertidos a superar as críticas dos seus irmãos na raça que os acusavam, dizendo: "Sois infiéis à Lei de Moisés". O próprio Jesus tinha sido acusado de infidelidade à lei de Deus. Mateus tem a resposta esclarecedora de Jesus para os seus acusadores. Assim ele dá uma luz para ajudar as comunidades a resolver o seu problema.  

 Usando imagens da vida quotidiana, com palavras simples e diretas, Jesus tinha dito que a missão da comunidade, a sua razão de ser, é aquela de ser sal e luz! Ele tinha dado alguns conselhos em relação a cada uma das duas imagens. Depois vêm dois ou três versículos curtos do Evangelho de hoje.

*   Mateus 5,17-18: Nem uma só letra ou vírgula serão tiradas da Lei.

 Havia várias tendências nas primeiras comunidades cristãs. Alguns pensavam que não era necessário guardar as leis do Antigo Testamento, porque somos salvos pela fé em Jesus e não por guardar a lei (Rm 3,21-26). Outros aceitaram Jesus, o Messias, mas não aceitaram a liberdade do Espírito com que algumas comunidades viviam a presença de Jesus. Eles pensavam que por serem judeus deveriam continuar a observar as leis do AT (Atos 15,1-5). Mas havia cristãos que viviam tão plenamente na liberdade do Espírito que já não olhavam nem para a vida de Jesus de Nazaré nem para o AT e chegavam ao ponto de dizer: "Anátema Jesus"! (1Cor 12,3). Observando estas tensões, Mateus procura um equilíbrio entre os dois extremos. A comunidade deve ser um espaço onde o equilíbrio possa ser alcançado e experimentado. A resposta que Jesus deu àqueles que o criticaram continuou a ser bem relevante para as comunidades: "Eu não vim para abolir a lei, mas para cumpri-la"! As comunidades não podiam ser contra a Lei, nem se podiam fechar no cumprimento da Lei. Tal como Jesus, tiveram de dar um passo em frente, e demonstrar, na prática, o que a Lei pretendia alcançar na vida das pessoas, nomeadamente, na prática perfeita do amor.

*   Mateus 5,19: Nem um único sinal passará. 

*   E àqueles que queriam ver-se livres de toda a lei, Mateus lembra-lhes a outra palavra de Jesus: "Quem, desobedecer a um só destes mandamentos, por menor que seja, e ensinar os outros a fazerem o mesmo, será considerado o menor no Reino dos Céus. Porém, quem os praticar e ensinar será considerado grande no Reino dos Céus". A grande preocupação do Evangelho de Mateus é mostrar que o AT, Jesus de Nazaré e a vida no Espírito não podem ser separados. Os três são parte do mesmo e único plano de Deus e comunicam-nos a certeza central da fé: o Deus de Abraão e Sara está presente no meio das comunidades através da fé em Jesus de Nazaré que nos envia o seu Espírito.

 

4) Para um confronto pessoal

1) Como vejo e vivo a lei de Deus: como um horizonte crescente de luz ou como uma imposição que limita a minha liberdade?

2) O que podemos fazer hoje pelos irmãos e irmãs que veem toda esta discussão como algo ultrapassado e não atual? O que podemos aprender com eles?


5) Oração final

Cantai ao Senhor um cântico novo,
porque ele operou maravilhas.
Sua mão e seu santo braço lhe deram a vitória.. (Sl 97,1)



Nenhum comentário:

Postar um comentário